Todo mundo já passou pela seguinte situação: foi pintar as unhas com um esmalte em casa e quando pegou o vidrinho percebeu que estava decantado. Mas pera ai... Você sabe por que isso acontece?
Quem já estuda química vai entender mais facilmente: Isso acontece porque o esmalte é uma suspensão química  e não uma solução. Graças a lei da gravidade os pigmentos mais pesados "caem" e os mais leves ficam suspensos. 


Não entendeu nada?

Solução – pode ser caracterizada por formar um sistema homogêneo (a olho cru e ao microscópio), por ser impossível de separar o disperso do dispersante por processos físicos.

Suspensão – é um tipo de mistura formada por duas ou mais fases (mistura heterogênea). Uma mistura é dita heterogênea quando apresenta duas ou mais fases e os componentes da mistura são perceptíveis. No caso do esmalte, os pigmentos não se diluem na base, apenas se misturam.

Para que seu esmalte volte ao normal basta misturá-lo! Não trás nenhum risco as unhas ou a saúde. Mas lembre-se de ficar atenta ao prazo de validade.
E ah!  Qualquer esmalte pode decantar, não é exclusividade só de esmalte nacional ou de uma marca em específico.


Deixe um comentário

Por favor, nada de xingamentos e desrespeito!