As franjas são provenientes  da década de 20, quando surgiram as “Flappers” mais conhecidas como melindrosas, mulheres que revolucionaram a moda da época, abandonando o espartilho, com seus vestidos curtos (as saias acima do joelho eram um escândalo na época) e cabelos ondulados, sem esquecer dos detalhes das franjas. Ousadíssimas, as Melindrosas foram uma das primeiras tribos a terem seu próprio código visual. O vestido preto com franjas e chapéu ou enfeites na cabeça eram seus estereótipos. Elegantes e divertidas, questionavam regras sociais.

Após a ascensão da década de 70 na moda, as franjas voltaram com força total nas peças de roupa. Inspirados nos hippies e no estilo boho chic, o detalhe deixa produções com uma pegada dramática e aventureira.
Atualmente as franjas vem sendo uma das grandes sacadas escolhidas entre as celebridades e fashionistas para o verão

Mas não é só em produções diurnas que o detalhe funciona. As franjas caem muito bem em looks de festa, pois "quebram" com muita elegância a formalidade de vestidos e roupas.

Mesmo esses exemplos sendo figurinos de show, podem ser facilmente adaptados para vestidos que podem ser usados em baladas ou festas.

As franjas estão em tudo, em coletes que dão um “Up” total no visual e deixam o look descolado e elegante.

Estão nos sapatos também, principalmente nas botas:

Vem sendo muito apostado nas franjas como detalhe em acessórios, já que elas enriquecem e sofisticam qualquer produção. Bolsas, sapatos e colares viraram desejo entre as mulheres e já é um dos itens mais disputados das lojas. Sendo também de uma variedade gigantesca que atendem desde as produções mais simples até as mais sofisticadas.



Dicas
 - A franja é um recurso criativo para mostrar e esconder o corpo e ainda permitir um movimento manso e ritmado para a silhueta.
- Pode ser usada por qualquer tipo de mulher; desde que colocada no lugar certo. Por ser um detalhe com movimento, chama muita atenção para onde estiver localizada.
- Mulheres com quadris volumosos podem jogar franjas no decote, mangas, bainhas, decote das costas ou em volta de um xale.
- Baixinhas devem evitar franjas posicionadas na horizontal. Na bainha ou longas, em forma de saias, favorecem porque alongam a silhueta.
- Quem tem busto grande deve usar franjas enviesadas ou abaixo da cintura.
- Coxas grossas são disfarçadas com saias longas de franjas.
- Pernas finas ganham volume com saia curta de franjas.
- A cintura grossa pode aparentar mais fina com franjas formando desenhos em “X”; na altura do umbigo.
- As bolsas franjadas devem ser usadas com jeans, vestidos, saias, blusas ou calças sem detalhes e com sapato baixo. Nem pense em combinar com calça curta, top e plataforma

Vale lembrar que franjas demais ou em exagero podem deixar o look “cowboy demais” dependendo da ocasião ou “carregado” demais. O segredo é saber combinar as franjas com elementos neutros pra não forçar demais as suas produções.

E ai, o que estão achando da mais nova tendência? Dá pra usar aqui no Brasil? Aproveito pra desejar um Feliz ano Novo e que 2012 traga novas esperanças, novos amores e novas alegrias pra vocês. sz


Deixe um comentário

Por favor, nada de xingamentos e desrespeito!