Quem me conhece sabe muito bem que prefiro mil vezes estrelar atrás das câmeras ao invés de encará-la frente à frente, mas devido ao projeto Explore o Alheio estou tentando acabar com este receio, que é uma das minhas metas. Resolvi então passar à diante algumas dicas que amigos(as) fotógrafos(as) e meus improvisos quando o assunto é auto retratos.
  1. Descubra seu melhor ângulo
     Comece pelo espelho, faça várias poses e “caras e bocas” diferentes. Explore-se. Uma boa ideia é você configurar o temporizador da sua câmera em frente ao espelho, assim você consegue montar as poses e salvá-las pra ver qual é melhor e qual não te favoreceu, como fiz nas seguintes fotos:

     Ambas têm o mesmo “objetivo”, que apenas parte do meu rosto seja fotografada, mas a primeira tem um aproveitamento de luz meio “burro”, pois a janela estava à (minha) direita e virei o rosto para à esquerda, realçando algumas imperfeições da pele (vou parar de comer tanta coisa gordurosa, juro) e minhas olheiras (vou parar de dormir de madrugada, juro), além de a pose ter me deixado com um ar tenso, que não combina com o objetivo da foto (caseiro e confortável). Já na segunda, meus ombros estão soltos e o rosto parcialmente iluminado, do jeito que eu queria.

  2. Tripé ou improviso.
    Pra quem não investiu em um tripé, pode se virar com livros amontoados, caixas, qualquer coisa que atinja o ângulo que você pretende fotografar. Há um tempo atrás eu e alguns amigos precisávamos nos virar com uma câmera em um tripé de flash (sim, há diferença), tentamos amarrar uma fita e quase dissemos adeus à câmera, portanto cuidado com as “gambiarras” que fará, evite superfícies leves em um lugar que tenha vento, por exemplo.

  3. Use um rebatedor ou improvise.
     Vocês já viram esse vídeo aqui? É a mesma mulher na mesma posição, apenas a direção da luz muda, e faz MUITA diferença. 
    Não deixe sombras te deformarem. Algo que me irrita profundamente é a sombra do nariz no próprio rosto, você pode corrigir esses detalhes com um rebatedor ou improvisar com um pedaço de papelão, isopor, ou até mesmo uma cartolina, qualquer coisa que capte e redirecione a luz para o seu rosto. Como? Deixe-o encostado em algum lugar contra a luz, natural ou artificial, que está usando. Você pode também optar por ignorar todas as “regras” e:

    Usei luz artificial do meu abajur com a janela fechada e luz apagada à noite (sim, janela fechada à noite faz diferença)

  4. assunto principal é você. 
     “Auto” “retrato”, se você se fotografa em um local com várias pessoas, acaba perdendo a atenção da foto, a não ser que use alguma iluminação direcionada especialmente a você, como nessas:

    Usei somente luz natural da janela no fim de tarde de um dia nublado.

  5. Monte uma trilha sonora para escutar enquanto se fotografa
     Todos os ensaios que faço são acompanhados de uma lista de reprodução para “entrar no clima”, mas faça uma que combine com o local onde você está. Nas fotos dos itens anteriores a minha lista era composta por músicas suaves, não faria sentido colocar Sex Pistols pra tocar enquanto eu fazia cara de “preguiça” (rs).

     Aproveitando o assunto pra apresentar a vocês minha amiga Mariana Saliba, ela cursa publicidade na UFPR e também é fotógrafa. O projeto mais conhecido dela é justamente um de auto retratos, uma foto por semana durante um ano. É quase impossível de acreditar nos resultados que ela posta no tumblr, mas eu acompanhei um deles pessoalmente e garanto que são feitas por ela mesma, sem ajuda de ninguém, com todas as dicas deste post, com vários improvisos e, claro, com MUITO talento. Se ficaram interessados no trabalho dela, podem conhecer mais na página do facebook.

     Enfim, espero que as dicas tenham sido úteis, se quiserem me mostrar os resultados ou tirar mais alguma dúvida, me mandem um e-mail (angiefotografa@hotmail.com) ou uma mensagem no KIK (incinerate).
     Até a próxima, beijão da Angie!


2 Comentários

  1. Adorei as dicas,
    não sabia de muita coisa que faz diferença..
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Ai Angie, amo suas dicas <3
    Sucesso guria!

    ResponderExcluir

Por favor, nada de xingamentos e desrespeito!