A história de The Hunger Games é uma distopia, ambientada em um período pós-apocalíptico não definido, após a destruição da América do Norte, em uma nação chamada Panem. Panem é governada por uma poderosa cidade central, conhecida como Capital, que é rodeada por treze distritos, definidos a partir de uma sequência numérica que vai de 1 a 13. Alguns anos antes do início da história, o distrito 13 tentou se rebelar, mas acabou destruído pela Capital. Para evitar novos levantes e para lembrar às pessoas do seu poder, a Capital criou os Jogos Vorazes, uma competição anual que é transmitida ao vivo pela televisão para toda a população de Panem. Para os Jogos, durante uma celebração chamada Dia da Colheita, são selecionados uma garota e um garoto entre 12 e 18 anos de cada distrito, que são forçados a entrar em uma perigosa arena, controlada pela Capital. Na arena, os competidores, que são denominados tributos, têm que lutar até a morte para, no fim, restar apenas um único sobrevivente.
Katniss Everdeen, de dezesseis anos mora no distrito 12 com a mãe e a irmã quatro anos mais nova. Katniss perdeu o pai quando tinha onze anos em uma explosão numa mina de carvão. Como vive no distrito mais pobre de Panem, Katniss sustenta sua família caçando ilegalmente na floresta, junto com seu melhor amigo Gale. No dia da colheita, sua irmã mais nova é selecionada para participar dos Jogos Vorazes, mas Katniss acaba se oferecendo no lugar da irmã. O outro participante do Distrito 12 escolhido é Peeta Mellark, um garoto que tem a mesma idade que Katniss, estuda na mesma escola que ela e que, no passado, entregou-lhe um pedaço de pão quando ela vagava pela rua à procura de algum alimento.

Ok, vou com o resumo até aqui porque não quero revelar muitos spoilers pra quem não leu a trilogia ainda. Sinceramente? Me surpreendi e muito com Jogos Vorazes e a Trilogia em si. É uma leitura que apesar de ser comercialmente voltada para os adolescentes e jovens, tem um cunho muito adulto, com fortes críticas à sociedade e as formas de governo no seu plano de fundo. Por exemplo: a Capital usa os Jogos como um instrumento de dominação, que serve também para garantir a submissão do povo e impedir qualquer tipo de rebelião, o que é facilmente visto ma sociedade hoje: em como a população em geral é muitas vezes em sua  maior parte submissa às políticas governamentais e muitas vezes nem percebe que elas não são nada menos que pequenas peçinhas de um monstruoso jogo. Há uma forte crítica também aos Reality Shows, em como eles acabam controlando a vida das pessoas e fazendo com que os telespectadores deixem de viver a sua própria vida para  o acompanharem desesperadamente.

A narração do livro é muito boa, principalmente pelo fato da autora conseguir amarrar a história inteira mesmo com um ponto de vista só (É preciso ter coragem para escrever livros em pessoa, por isso quase não se vê livros densamente narrados por um só personagem, o que dirá 3 livros!) Isso se deve também à Katniss: ela é uma protagonista forte, viva, com tanto controle sobre si mesma que durante a leitura você se pega muitas vezes vivendo a história e sofrendo junto com ela.  Ah, outra coisa: existe uma triângulo amoroso sim, mas achei bem contido, nada exagerado e extremamente meloso. Com essa grande sacada, Suzanne Collins faz com que você mergulhe no mar de injustiças que Katniss (no terceiro livro apesar de tudo, senti MUITA dó do Peeta) sofre durante a história inteira. A angústia é tanta que o grande final feliz e clichê que você espera tanto parece não existir na narrativa.

Mas enquanto há tanta destruição e dor, há também tempo para acreditar e isto é visto no último livro da trilogia: A Esperança, que é exatamente como termina a trilogia: com um gostinho de que apesar de tudo, de toda dor e sofrimento que os personagens sentiram, há sempre tempo para seguir em frente e ter esperança.

 


O sucesso da trilogia ao redor do mundo é tanta que o filme já foi gravado e será lançando mundialmente no dia 23 de Março (e parece até agora ser bastante fiel)!!


Além do filme que já está causando grande alvoroço, a trilha sonora está demais! Taylor Swift (que leu Jogos Vorazes e compôs as letras totalmente condizentes com a história), Arcade Fire, Maroon 5 e muito mais :D

Safe and Sound  –  Taylor Swift ft. The Civil Wars

Eyes Open – Taylor Swift 

Come Away To The Water –  Marron 5 ft. Rozzi Crane (Qualidade do áudio ainda ruim)  


Recomendo a leitura e estou aguardando o filme e o resto da trilha Sonora. E vocês? Já leram a trilogia? Vão ver o filme? Comentem!


18 Comentários

  1. Olá querida,

    Sinceramente não li e nem assistir o filme, é que ando tão, tão ocupada hihihi. Conheci teu blog através da Liga das Blogueiras e já estou seguindo :). Bjs

    http://tomatecomacucar.blogspot.com.br
    @tomatecomacucar

    ResponderExcluir
  2. @Veronica Pelinca Eu também não (Bruna), não conhecia na verdade! Vou procurar ler hihi
    Obrigada!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. interessante,me despertou a curiosidade em ler esses livros.
    lindo blog!!
    seguindo

    ResponderExcluir
  4. @Day fr Legal né? Pois é!
    Muito obrigada!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. I'm on my way to finish the first book The Hunger Games, it's so good, I'm actually addicted to it! can't wait to see the movie tomorrow :)

    ResponderExcluir
  6. @LucyWith so many people recommending more is that I have read! I'm starting to get very excited about this book haha
    XOXO!

    ResponderExcluir
  7. meu cerebro,iria ficar inquieto rsrsr,gosto mais de filmes e livro traquilos,bem romantico
    uma graça de blog flor
    comenta no meu e se der segue tbm bjao
    www.asmelhoresblogueiras.blogspot.com comenta tbm MINHA LOJA WWW.OULTIMOGRITO.COM.BR

    ResponderExcluir
  8. @Loja O ultimo grito eu gosto de todo tipo de filme e livro... haha
    Obrigada!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  9. ótimas dicas, adorei o blog e já tô seguindo.

    http://anitamakingof.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. @Anita Obrigada! Fico feliz que tenha gostado!
    Beijão

    ResponderExcluir
  11. ADOREEEI,muito bem escritoo,falou realmente o que é os Jogos Vorazes =D

    ResponderExcluir
  12. Eu estou muito ansiosa pra comprar e ler os livros e para ver o filme. Muito bom a resenha, contou da história sem tirar a vontade da gente ler também, pelo contrário, me deu mais vontade de ler. hihi

    ResponderExcluir
  13. AMO Jogos Vorazes!!! Não vejo a hora de chegar dia 23 <33333333 O post ficou ótimo! Parabéns (:
    http://sonhos-de-sereia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Gente, Jogos Vorazes é meu livro favoritooo!! AMO DEMAIS! <3
    Estou hiper ansiosa pelo filme <333
    Beijos, flor!

    Ann;
    Vinte & Poucos

    ResponderExcluir
  15. @Bella Dias Eu fiquei do mesmo jeito! (Bruna)
    Adorei conhecer o livro e estou doida para ver o filme!

    ResponderExcluir
  16. @Thalia Klosowski Estou muito ansiosa para ler! haha O filme me pareceu ser muuuuito bom!

    ResponderExcluir
  17. @Antonia Chevallier Sundrani Nossa! Com todos esses comentários falando bem eu tenho é que comprar esse livro logo! haha

    ResponderExcluir

Por favor, nada de xingamentos e desrespeito!