A "Revolução dos Bichos"(Animal Farm) ou o "O Triunfo dos Porcos" é considerado o segundo livro mais famoso de George Orwell, perdendo somente para sua outra ilustre obra: 1984.
A obra relata a história de um grupo de animais que realizam uma revolução na fazenda onde vivem e tomam o poder transformando (ou tentando) seu grupo numa sociedade igualitária. Isso ocorre a
pós muito anos quando os animais da fazenda do sr. Jones começam a se dar conta da vida indigna a que são submetidos: eles se matam de trabalhar para os homens, lhes dão todas as suas energias em troca de uma ração miserável, para ao final serem abatidos sem piedade. Assim, liderados por um grupo de porcos, os bichos então expulsam o fazendeiro de sua propriedade e pretendem fazer dela um Estado em que todos serão iguais. 

Certo dia no final da década de 1930, pouco depois de regressar da Guerra Civil Espanhola, George Orwell estava fazendo uma de suas longas caminhadas solitárias pelo interior da Inglaterra. Como haveria de recordar mais tarde:
"Pensei em denunciar o mito soviético numa história que fosse fácil de compreender por qualquer pessoa e fácil de traduzir para outras línguas. No entanto, os detalhes concretos da história só me ocorreram depois, na época em que morava numa cidadezinha, no dia em que vi um menino de uns dez anos guiando por um caminho estreito um imenso cavalo de tiro que cobria de chicotadas cada vez que o animal tentava se desviar. Percebi então que, se aqueles animais adquirissem consciência de sua força, não teríamos o menor poder sobre eles, e que os animais são explorados pelos homens de modo muito semelhante à maneira como o proletariado é explorado pelos ricos."

Nota-se então que o livro baseia-se em uma dura crítica ao totalitarismo soviético, transcendendo amplamente o contexto do regime stalinista. Assim, fica óbvio conforme a leitura avança que o porco Napoleão representa Stálin e que o porco Bola-de-Neve em todo seu exílio, queda e desgraça represente Trotski. 
-Mas e o Lênin nessa história?
Alguns críticos dizem que ele está no personagem do Major, porém outros consideram que Orwell simplesmente o tirou da história para que o livro não ficasse complicado demais ou porque simplesmente para a época do livro, a esquerda em geral ainda não havia se decidido quanto ao Lênin.(Pode ser bem uma fusão das duas coisas, porque em seu outro livro 1984, Orwell cria Stálin na forma da personificação do Grande Irmão e Trotski na forma do Goldstein, ausentando novamente o Lênin).

Apesar de se ter uma ideia de como a história terminará e apesar de já saber de cor e salteado como funciona a exploração das massas e de certa forma viver no meio disso, o livro te revolta a cada injustiça cometida e a cada nova Ideologia, aceitação de ideias, ordens e pensamentos sem nenhuma base que vão se proliferando pela fazenda como um vírus.

"Ah, aí é diferente!", respondeu Sansão. "Se o Camarada Napoleão diz, deve ter razão".
"Esse é o verdadeiro espírito, camarada!", exclamou Garganta.

Quando começam as disputas internas, as perseguições e a exploração do bicho pelo bicho, você sente um estranho Déjà vu, porque o que acontece na granja nada mais é do que um arremedo grotesco da sociedade humana e quando você observa a obra em uma análise crítica profunda não tem como não se revoltar com a história e se perguntar se afinal o homem é tão superior ao animal como de diz, algo que é muito bem colocado bem no final do livro de forma genial.

É um excelente livro, cheio de reflexões e percepções históricas que estão presentes tanto neste como em todas as obras de Orwell. São clássicos que definitivamente não podem deixar de serem lidos. 

E vocês: já leram? Tem vontade de ler?


3 Comentários

  1. Fazer a crítica ao totalitarismo dessa forma foi uma ideia muito e boa e muito diferente também! Atualmente to mais pra ler uns best sellers conhecidos e os livros pro vestibular, mas quem sabe mais pra frente eu não leio esse haha :)

    Beijos,
    Thainá :)
    http://tubaiina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Já li e adorei!

    Beijos.

    www.blogacessarte.blogspot.com

    www.acessarte.com (loja virtual)

    ResponderExcluir
  3. Adorei o blog, seguindo aqui!

    Nani Mota
    http://eucurtomakeup.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Por favor, nada de xingamentos e desrespeito!