Eu sempre fui uma admiradora de Tolkien mas nunca tinha parado pra ler todos os seus livros. Quando foi anunciado que sairia mais uma adaptação cinematográfica de suas obras eu pensei "Tenho que criar vergonha na cara e ler de vez as todas as obras de Tolkien". Enfim, obviamente levarei um tempo pra conseguir ler todas mas resolvi começar pelo O Hobbit.

O Hobbit é um prelúdio de O Senhor dos Anéis, este livro conquistou sucesso imediato quando foi publicado em 1937. Vendeu milhões de cópias em todo o mundo e estabeleceu-se como um clássico moderno e um dos livros mais influentes de nossa geração. Ele narra a estória do longo e perigoso trajeto de um hobbit chamado Bilbo Bolseiro (tio de Frodo, um dos principais protagonistas do clássico O Senhor dos Anéis). 
Tudo começa num dia inesperado em que Bilbo recebe a visita de Gandalf com 13 anões. Veja bem, os Hobbits são criaturas muito simples, não gostam de aventuras, não tem muito amor ao trabalho, gostam mesmo é da paz e calmaria e de comer. Sem dúvidas, nunca se atrasam para uma refeição. São um povo muito hospitaleiro, jamais negam um bom jantar aos visitantes, sempre mantém sua despensa abastecidas mas amam sobretudo a simplicidade e o conforto do campo. 
Então, imaginem a reação de Bilbo ao descobrir que Gandalf quer que ele embarque em uma arriscada e perigosa viagem. Bilbo não entende muito como ele, um simples hobbit, poderá ajudá-los nessa aventura, mas os segue por causa do seu lado Tuk (família Tuk, dos hobbits, conhecidos por serem um pouco mais aventureiros e esquisitos do que as outras famílias) e por um pouco de curiosidade também. Além disso, Gandalf o tinha apresentado ao outros anões como um Ladrão, e muitas expectativas foram geradas por isso. Assim estava feito, não podendo recusar, Bilbo parte com os anões para uma jornada perigosa e desconhecida.
A viagem é repleta de aventuras e desafios até a Montanha Solitária em busca do então objetivo dos anões, que é o tesouro roubado por um terrível dragão chamado Smaug anos atrás. É importante observar que alguns dos feitos narrados em O Hobbit influirão nos acontecimentos posteriores de O Senhor dos Anéis.

Não vou me preocupar em contar todas as histórias que vão acontecendo no decorrer do livro porque meu objetivo principal é despertar a curiosidade de vocês em ler esta obra. Aparentemente, quando você pega o livro em mãos logo pensa como pode caber tanta história em um livro tão pequeno, mas não o subestime! Como dizem, tamanho não é documento. Suas poucas páginas (se comparadas com outras obras do Tolkien, que fique bem claro), estão repletas de aventura e emoção.
Desde então, O Hobbit se tornou um dos meus livros preferidos por ser extremamente simples e cativante. As descrições não são tão extensas, densas e pesadas como em O Senhor dos Anéis, o que lhe propicia uma leitura empolgante, leve e divertida. Por isso eu aconselho pra quem não leu nada do Tolkien começar pelo O Hobbit. Definitivamente, é um livro gostoso de ler. É impossível não mergulhar e se emocionar junto com o Bilbo em sua longa jornada.

Ah, e como em todo livro de Tolkien, O Hobbit aborda - mesmo que mais suavemente- algumas questões como honra, código de moral, filosofia, cultura e principalmente a convivência com as diferenças. E fica também uma forte dica pra todos nós que às vezes preferimos o comodismo das coisas, ficamos procrastinando determinadas situações e nos esquecemos que nossa vida é curta, ou seja, devemos nos arriscar e correr atrás de aventuras de vez em quando. Por que não? Além de Tolkien te embarcar nas muitas aventuras do Bilbo, ele ainda te faz refletir sobre alguns aspectos muito interessantes.
OBS: Pra quem gosta de curiosidades, Tolkien teve uma grande amizade com C. S. Lewis (que escreveu As Crônicas de Nárnia). De fato, O Senhor dos Anéis provavelmente não existiria sem os conselhos e o incentivo de Lewis, que aliás foi o primeiro a ouvir a história, e Tolkien jamais deixou de admirar a grande inteligência e criatividade de Lewis, e vice-versa.

E pra quem ficou curioso com a história (mesmo que não pretenda ler o livro), em dezembro sairá a primeira parte da trilogia de O Hobbit nos cinemas dirigida pelo excelente Peter Jackson. Estou muita ansiosa pelos filmes e tenho certeza que serão adaptações muito boas e fiéis- assim como foi O Senhor dos Anéis. Aqui estão os trailers que já saíram:





2 Comentários

  1. Sou suspeita pra falar pq amo a obra toda. Meu favorito é o Silmarillion.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha eu já li o primeiro do senhor dos anéis só :/ quero ler os outros, falta só tempo né? haha

      Excluir

Por favor, nada de xingamentos e desrespeito!