Acho que a maioria de vocês devem ter visto no jornal, internet ou ouvido algo sobre o assunto no rádio e desde que me entendo por gente, esse assunto gera muita polêmica.

Bom, para quem ainda não ficou sabendo, o Senado aprovou na terça feira (07/08) uma cota de 50% nas universidades públicas para alunos que fizeram todo o ensino médio em colégio público, para negros, índios e pardos.
Na verdade essa cota de 50% será divida em duas: A primeira de 25% são as cotas raciais, isto é, para os negros, índios e pardos. E os outros 25% para os alunos de escolas públicas.

Bem, agora irei dar a minha (ninguém é obrigado a concordar, portanto...) humilde opinião.

Primeiramente precisamos parar para pensar: mas, porque eles estão criando estas cotas? 
A resposta, infelizmente, é: a base da educação pública é muito ruim e quando se coloca um aluno de escola pública concorrendo com um de escola particular, realmente, a briga fica injusta.

Se o governo investisse um pouco mais nessa área, as cotas seriam desnecessárias. E isso não é impossível! Podemos ver por exemplo os EUA. Lá, as melhores escolas são as públicas.
Temos que concordar que: as cotas são como tapar o sol com a peneira. O problema não está em conseguir entrar na faculdade e sim na base, no ensino fundamental.

Sinceramente, não concordo com as cotas raciais. Acho contraditório os negros dizerem que querem direitos iguais, mas concordarem com as cotas...

No fim das contas, acho que eles deveriam começar a insvestir na base e acabar com essas cotas, que só abaixam o nível dos profissionais brasileiros.

Nem todo mundo tem condição de escolher a escola que vai estudar, porém acho que as cotas não vão ajudar em nada e sim piorar! 



Como eu disse, é um assunto muito polêmico onde cada um tem uma opinião diferente e sempre rola muita discussão, mas esse é meu ponto de vista.

E vocês? O que acham das cotas? Comentem!


7 Comentários

  1. O que eu acho contraditório mesmo que é, quando as cotas eram poucas (10% basicamente), elas não conseguiam ser preenchidas, porque os vestibulandos cotistas não chegavam à nota mínima para passar a aprovação. Digo isso, porque generalizando, 10 vagas são para cotas. Dessas 10, só 6 são preenchidas. Aquelas que não são, vão para as vagas "normais".
    A questão é, se nem esses 10% conseguem ser preenchidos, quem dera 50%. Eu realmente não acho que vai mudar taaanto assim na prática. Mas realmente, é uma sacanagem isso que o governo fez. Mesmo porque conheço pessoas que concorreram a cotas de negros e estudaram a vida toda nas melhores escolas da minha cidade. E conheço pessoas que fizeram rede pública no ensino médio, mas no cursinho estavam lá. Estudando comigo, nos melhores cursinhos da cidade. Eu realmente não vejo disferença. E se tem uma coisa que precisa ser melhorada é o ensino básico. Cortar o mal pela raiz, como diriam.
    Não adianta ficar tampando o sol com a peneira. O país precisa de uma reforma geral no ensino. Desde as escolas de ensino fundamental e médio até o sucateamento das universidades públicas - assunto tão discutido agora em tempos de greve.

    Bom, acho que falei demais né hahah
    Xiricutico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu não concordo com as raciais, mas com as para estudantes das escolas públicas concordo!
    Eu me encaixo nas duas categorias, mas acho que a primeira não tem nada haver. E a de escola, nuuuuunca que um aluno que só estuda em escola pública conseguiria competir com um aluno de colegio particular.

    Até pq no público a gente tem: falta de professores, greve, paralização, currículo mínimo, que o governo estipulou o que a gente tem q aprender, que é o mínimo do mínimo, entre outros.
    Então, a minha opinião é essa.
    XOXO, Lari ^^
    http://www.olhacomoeufaco.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Larissa, na minha opinião, não adianta abrir cotas. Tem que melhorar a base! Assim aluno de escola pública e de escola particular vão poder concorrer com nível de ensino igual!

      Excluir
  3. Eu acredito que as cotas raciais é uma dívida histórica que o Estado têm, devido a escravidão. As cotas pela escola pública eu acredito que a briga entre elas e as particulares, como você diz é injusta, e eu, como estudante de uma escola pública, tenho que dizer que se não fosse elas não teria chances de passar. Como disse, as cotas são dívidas históricas e sociais, mas não desmerece o dever do Estado de acabar com as difereças sociais e raciais que são tão presentes, porque só assim, não precisará de cotas nas universidades.

    ResponderExcluir

Por favor, nada de xingamentos e desrespeito!